Se você deseja saber como criar um canal no YouTube você está no lugar certo.
E não se preocupe se você tiver dúvidas como:
• Qual o nome ideal para meu canal?
• Como validar meu canal?
• Como elaborar um ícone?
Neste post eu vou tirar todas as suas dúvidas e mostrar informações valiosas de como começar da maneira correta.
Então vamos lá!!!
Capítulo 1: Como criar um canal no YouTube rápido
Capítulo 2: Escolha o nome ideal para seu canal
Capítulo 3: Valide seu canal e desbloqueie novas funções
Capítulo 4: Adicione um ícone memorável
Capítulo 5: Insira uma arte customizada exclusiva (Banner)
Capítulo 6: Inclua links úteis e facilite contatos
Capítulo 7: Adicione um trailer que converte espectadores em inscritos
Capítulo 8: Seja descoberto adicionando palavras-chave
Capítulo 9: Otimize a descrição do seu canal para as buscas no YouTube
O processo para você criar um canal no YouTube é simples.
O primeiro passo é certificar que você já possui uma conta no Google.
Como o YouTube é de propriedade do Google, é necessário ter uma conta no Google para criar o seu canal.
Após clicar, você vai notar um novo menu. Aqui você deve clicar em “Meu canal”.
Pronto, você acabou concluir a primeira etapa.
No próximo capitulo você vai aprender algumas dicas rápidas para elaborar o melhor nome para o seu canal.
A escolha do nome do seu canal é muito importante.
O seu nome aparece nos resultados de pesquisa do YouTube.
Além disso, o nome aparece na página do seu canal e em todos os seus vídeos.
Em alguns casos o nome do seu canal ajuda as pessoas entenderem sobre o que é seu canal e você não quer passar uma má impressão.
Depois de finalizar o passo-a-passo do capítulo anterior, você deve estar vendo uma tela parecida como esta, pronto para adicionar o nome.
Mas então, como escolher o nome ideal?
A sua melhor opção é utilizar o seu Nome + Sobrenome.
Dessa forma você escolhe o nome ideal para seu canal que informa imediatamente aos seus espectadores do que se trata o seu canal.
Dica 3:
A terceira dica é uma variação da segunda dica. Aqui você deve pensar e escolher um nome híbrido.
E se este também for o seu caso, eu tenho mais uma dica valiosa.
Dica 5:
Aqui, basta você adicionar as potenciais palavras e escolher aquela que mais faz sentido adicioná-la em seu nome.
Desta forma, você consegue escolher as palavras ideais para adicionar no seu nome ideal.
Estas fora as minhas 5 melhores dicas para você escolher o melhor nome para seu canal.
Depois de seguir estas etapas, você certamente vai conseguir criar o nome ideal para seu canal.
Dica: Caso você for criar um nome para sua empresa é aconselhável clicar em: “Usar um nome de empresa ou outro nome”.
Validar o seu canal do YouTube é importante, porém muitos desconsideram esta etapa.
Ao validar, o YouTube permite que você adicione vídeos com maior duração e thumbnail personalizada.
Felizmente o processo para você validar o seu canal é fácil e rápido, veja abaixo:
Primeiro, você deve logar no canal do YouTube e clicar no ícone do seu canal.
Posteriormente você deve clicar na opção Configurações.
O segundo passo é clicar na opção: ver recursos adicionais.
Após você clicar na opção – ver recursos adicionais, uma longa lista aparecerá.
Nesta parte você deve clicar na opção: Verificar.
Feito isso, você será redirecionado para uma tela como esta abaixo:
Neste último passo, será necessário você informar um número de telefone.
Para que o Google consiga te fornecer um código de verificação, você deve escolher o meio como você receberá este código.
Suas opções são por chamada telefônica ou SMS.
A partir do momento que você confirmar a sua conta, você poderá adicionar thumbnail customizada para cada vídeo seu e ainda, subir vídeos com duração superiores a 15 minutos de duração.
Dica: O Google só permite que você verifique duas contas do YouTube (canais) por ano com seu número de telefone.
O ícone do seu canal é um logotipo.
Em outras palavras, uma “imagem de perfil”.
Este ícone aparece acima do banner do seu canal e ele é um dos elementos mais importantes para o Brand do seu canal.
Você deve dar importância na escolha do seu ícone pois este é elemento que mais aparece no YouTube e representa seu canal.
O ícone irá representar o seu canal e aparecerá em diversos locais, como:
Você pode perceber que para muitas pessoas, o ícone do seu canal do YouTube será o primeiro elemento que eles verão.
Portanto, é importante que o seu ícone represente o seu canal com muita precisão.
Mas, você deve estar se perguntando, como posso adicionar um ícone ideal para meu canal?
Se esta também for a sua dúvida, eu separei abaixo as melhores práticas para você adicionar o seu ícone.
Seu logotipo
Se seu canal representa a sua empresa, considere utilizar a logo da sua empresa como ícone do seu canal.
Na verdade, esta é a prática que muitas empresas (incluindo a Netflix ), fazem.
Você deve ter em mente que ícone do seu canal aparece em um tamanho muito pequeno, portanto, considere adicionar um ícone com uma ótima resolução.
Imagens de rosto
Se o canal apresentado por uma pessoa e esta pessoa deseja se tornar uma “autoridade” em seu nicho ou uma “estrela” para seus inscritos, considere utilizar uma imagem de rosto para o ícone do seu canal.
Um ícone adicionado desta forma pode trazer autoridade e tornar o seu canal atraente e único.
Por exemplo, O Concelho | Flávio Augusto, é a foto do fundador da empresa Wise Up.
Ou, se você apresenta o seu canal com mais um parceiro, considere adicionar a imagem do ícone a foto de todos os integrantes como no exemplo abaixo.
E se você tiver um canal aonde ensina outras pessoas a fazerem alguma coisa, faça como a Vane considere utilizar em seu ícone a sua imagem desempenhado tal tarefa.
Desta maneira, quando as pessoas verem o seu ícone, imediatamente elas saberão sobre o que são seus vídeos.
Ícone visual
Alguns canais preferem utilizar um ícone visual como ícone do seu canal, porém, nem sempre é possível adotar esta estratégia.
O ícone visual deve mostrar de maneira única do que se trata o seu canal.
Por exemplo, dê uma olhada no ícone do canal de jogos.
Você pode perceber que adotar a estratégia e adicional um ícone visual nem sempre é possível.
Isso pode funcionar, mas dependendo do assunto tratado no canal, pode ser difícil comunicar o assunto do seu canal de forma simples e única.
Por outro lado, o canal South Fishing Brasil decidiu adotar a mesma estratégia.
Eles conseguiram adicionar um ícone visual que comunica com precisão o assunto tratado no canal.
Conforme dito anteriormente, o ícone do seu canal vai ser o elemento que mais aparecerá no YouTube.
Portanto, considere adotar a estratégia que mais faz sentido para o seu canal.
Dica: O tamanho ideal para desenvolver o seu ícone é 800 X 800. Desta forma, mesmo que o YouTube redimensiona-lo, não perderá qualidade.
A arte do seu canal é um grande banner que aparece na parte superior do seu canal no Youtube.
O objetivo da arte do seu canal é comunicar aos espectadores a personalidade e do que se trata o seu canal.
Nesta parte, é importante você ter em mente qual mensagem você deseja passar aos espectadores pois ela será o primeiro grande elemento que eles verão ao visitar o seu canal.
Veja um exemplo abaixo:
O objetivo da arte do seu canal é comunicar aos espectadores a personalidade e do que se trata o seu canal.
Nesta parte, é importante você ter em mente qual mensagem você deseja passar aos espectadores pois ela será o primeiro grande elemento que eles verão ao visitar o seu canal.
Para você elaborar uma arte exclusiva e se diferenciar dos demais canais, você deve ter em mente duas coisas principais.
Vale lembrar que a imagem do seu banner é exibida de maneira diferente em telas de computador, celular e TV e imagens maiores podem ser cortadas.
Agora que você já sabe as dimensões sugeridas, confira abaixo 4 maneiras diferentes para você criar o Banner do seu canal:
A foto do criador
A foto do criador é uma imagem sua no Banner.
Esta é uma ótima opção para marcas pessoais ou canal de vlogs.
Muitos canais optam por esta opção e apresentam no centro do Banner a sua imagem junto a um texto complementar.
Esta imagem pode ser a sua “pose estática” ou uma “pose de ação” mostrando aos espectadores pelo que você é conhecido.
Veja um exemplo interessante de Banner que a Pri Leite criou em seu canal de yoga:
A imagem representativa
Ao contrário da foto do criar, a imagem representativa é uma imagem que representa o seu canal.
Aqui você não usa a sua imagem pessoal e sim, elementos que sugerem aos espectadores do que o seu canal trata.
Por exemplo, o canal Você Sabia utiliza em uma única e grande imagem vários elementos que instantaneamente causa curiosidade no espectador e sugere os vários tipos de temas que ele pode encontrar em seus vídeos.
O Logotipo
Para muitas empresas, uma opção interessante é utilizar o logotipo em seu banner.
Por exemplo, o canal do café Starbucks já utilizou esta técnica e exibiu a logo em seu banner.
Utilizar o seu logotipo pode aumentar ainda mais o Brand do seu canal a final, o seu público também está no YouTube e certamente lembrará imediatamente da sua empresa após visualizar o seu Banner.
Colagem de imagens
Se você pensa que se limitar em apenas uma imagem no seu banner, você está enganado.
Uma opção muito interessante é criar uma sequência de imagem.
Aqui você pode inserir uma imagem para cada tópico que você aborda em seu canal.
O canal Sobrevivencialismo usou muito bem a sequência de imagem em seu Banner, confira:
Os links do Banner do seu canal são links para sites externos.
Estes links ficam visíveis no canto inferior direito da capa do seu canal.
Uma vez que você adiciona estes links, você consegue direcionar os espectadores para conhecerem também o seu FaceBook, Instagram.
E você também pode adicionar o link do seu site para o espectador ter acesso a seu conteúdo ou serviço.
Veja um exemplo abaixo:
Adicionar os links em seu canal é muito rápido e fácil.
O primeiro passo para você adicionar o link no Banner do seu canal é clicar no botão personalizar.
Feito isso, você deve clicar no menu “Sobre”, conforme na imagem abaixo:
Posteriormente, basta você clicar na opção “links” para você pode ter acesso a página de edição de links do seu canal.
Se você seguiu o passo-a-passo estará vendo uma tela como esta abaixo:
Nesta parte, basta você inserir os links para o seu FaceBook, Instagram, Twitter e website.
E pronto! Agora você tem configurado links úteis que levam espectadores a conhecerem postagens no seu website e também outras redes sociais em que você está ativo.
O trailer do seu canal no YouTube é um vídeo que reproduz automaticamente quando um visitante acessa o seu canal.
Por padrão, o YouTube mostra o seu trailer para as pessoas que ainda não se inscreveram em seu canal.
Veja um exemplo de trailer na imagem abaixo e confira um script de 6 passos para você criar o seu trailer.
Portanto, o seu trailer tem um objetivo principal.
Incentivar as pessoas a se inscreverem em seu canal.
A questão é, o que você pode dizer em um trailer para transformar espectadores em assinantes fies?
Confira abaixo o script que funciona.
Este script consiste em uma sequência de 6 passos, que, quando aplicado, aumenta as chances de transformar um visitante em um inscrito.
Veja abaixo como funciona esta sequência:
1. Comece com uma pergunta de qualificação
Nesta parte, você deve fazer uma pergunta com base no conteúdo que você apresenta em seu canal.
Por exemplo, se você tem um canal aonde ensina fazer pinturas especiais.
A sua pergunta de qualificação seria algo como:
Você gostaria de aprender a fazer pinturas especiais?
Ou se você é um Vlogger de viagem, considere fazer a sua pergunta de qualificação algo como:
Você também ama viajar e descobrir lugares incríveis?
Você deve ter em mente que para desenvolver esta pergunta de qualificação você precisa apenas pensar no tipo de conteúdo que você está entregando em seu canal e modelar a sua pergunta.
Quando você faz uma pergunta de qualificação, você consegue prender a atenção da pessoa nos primeiros segundos do seu vídeo.
E é isso que você deseja para o seu trailer.
2. Apresente-se
Depois que você elaborou a sua pergunta de qualificação, o próximo passo é apresentar-se.
Esta etapa é bem simples, basta você se apresentar ao novo visitante do seu canal e dizer quem você é.
Você pode aproveitar esta parte para construir credibilidade, mas lembre-se, você não deve dizer coisas desnecessárias que possa aumentar o tempo total do seu trailer.
3. Crie desejo para te assistirem
A terceira etapa é mostrar aos visitantes prévias de conteúdo.
Seguindo o exemplo acima, se você for um Vlogger de viagem, inclua alguns clips de lugares fantásticos que você visitou.
Você deve fazer um breve compilado de imagens e vídeos dos conteúdos que você disponibiliza em seu canal.
Desta forma além de você manter os visitantes entretidos no seu trailer, você faz com que eles se conectem a você e ao seu canal.
4. Mencione sua proposta de valor
Na quarta etapa você deve mencionar a sua proposta de valor.
Para você concluir esta etapa de número 4, basta responder as perguntas abaixo:
A sua proposta de valor deve ser bem clara e se possível, responder todas as perguntas anteriores.
Feito isso, passe para a próxima etapa.
5. Compartilhe seu porquê
Seguindo a etapa 4, está na hora de informar o motivo pelo qual você está gravando seus vídeos.
Muitas pessoas comentem o erro pois pulam esta parte.
Quando você compartilha o seu porquê, quem está te assistindo tem muito mais chance de conectar com a sua história.
Nesta parte, você não precisa tentar explicar todos os motivos pelo qual você criou o seu canal, basta uma sentença.
Com isso pronto, basta seguir para a etapa final do nosso trailer.
6. Dê um rápido e direto CTA (Call to action)
Finalmente, a última etapa do nosso script é adicionar um CTA.
CTA é uma é uma palavra ou frase que estimula uma pessoa a tomar uma ação.
E neste caso, a ação que queremos que nosso visitante tome é se inscrever no canal.
Portanto, considere utilizar em seu CTA algo como:
Se você também gosta de “tal coisa” então, clique agora no botão inscrever para não perder nenhum vídeo do meu canal!
Após você preencher a frase acima, você poderia chegar em algo como:
Se você também gosta de viajar e receber dicas de viagem então, clique agora no botão de se inscrever para não perder nenhum vídeo do meu canal!
E pronto, você acabou de percorrer as seis etapas da estrutura do trailer do canal.
Seguir esta estrutura faz com que você tenha maiores chances de transformar visitantes em assinantes loucos por cada vídeo novo em seu canal.
Dica: Se você ainda não conta com um trailer e está sem tempo para gravar, busque em seu canal um vídeo que possui muitas visualizações, curtidas e comentários e faça dele o seu trailer.
A maioria das pessoas que possui um canal no YouTube se queixam, pois, seu canal não é encontrado pelo público.
Elas sempre se perguntam o que podem fazer para reverter esta situação e contar com a ajuda do próprio YouTube para sugerir o canal para mais pessoas.
O que a maioria desconhece é que existe sim uma maneira do YouTube sugerir o seu canal para mais pessoas.
Esta maneira é adicionando palavras-chave ao seu canal.
Se você não sabe o que são palavras-chave, confira abaixo.
Segundo o dicionário, a definição de palavras-chave é:
“Termo que sintetiza as ideias ou temas centrais de um texto.”
“Palavra que identifica determinado elemento ou o seu conteúdo.”
Palavras-chave são termos que os usuários escrevem nos buscadores com o objetivo de obter uma resposta. Ou seja, os termos que os usuários utilizam para fazer uma pesquisa online.
Adicionar as palavras-chave ao seu canal é muito importante porque você reforça ao YouTube para quais tópicos de pesquisas ele pode sugerir o seu canal.
Com isso você ajuda o algoritmo do YouTube a determinar quais outros canais e vídeos usar para recomendar seu canal e vídeos, e o mais importante, em quais pesquisar sugerir o seu canal.
Se mesmo depois desta explicação você ainda tiver dúvida, veja nos exemplos abaixo como é fácil descobrir as melhores palavras-chave para seu canal.
Em nosso primeiro, temos o canal Mari Maria.
Este é um canal muito famoso e extremamente conhecido pelo público feminino.
Se o proprietário do canal acima tivesse que escolher apenas 3 palavras-chave par adicionar ao seu canal, seriam:
E por que estas 3?
Simples! Este canal é destinado a ensinar o público feminino a fazer maquiagem.
Você pode perceber que todos os vídeos deste canal a maquiagem como assunto em comum.
As pessoas utilizam as palavras chave (Maquiagem, Make, Tutorial de maquiagem, Dicas de maquiagem, Como fazer maquiagem) para aprender mais sobre o assunto.
E ao utilizar estas palavras-chave no buscador do YouTube, as pessoas se deparam com os vídeos da Mari, que ensinam a fazer maquiagem e demais vídeos de outros canais.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também conta com um canal no YouTube.
Seguindo o exemplo anterior, caso este canal queira adicionar palavras-chave, ou seja, adicionar termos que as pessoas pesquisam para encontrar o Sebrae, o correto seria adicionar:
Você pode reparar, que estes sãos os termos exatos que as pessoas utilizam para achar o canal acima.
Agora que você já sabe como escolher as suas palavras-chave, você precisa adiciona-las em seu canal.
Para atribuir palavras-chave do canal, siga o passo-a-passo abaixo:
1. Clique na foto do seu perfil e selecione Configurações
2. Na aba “Conta” selecione a opção Status e recursos do canal
3. Na aba “Canal” selecione a opção Informações básicas
Ao completar estas etapas, você verá uma tela parecida como esta:
Nesta parte, basta você inserir as palavras-chave para seu canal.
Se você quiser pular o passo-a-passo anterior, basta clicar neste link que você automaticamente será redirecionado para a área desejada.
E com isso, você poderá adicionar as suas palavras-chave e aumentar as suas chances do YouTube sugerir o seu canal par mais pessoas.
No capítulo anterior você aprendeu sobre as palavras-chave e como adicioná-las em seu canal.
Se você seguiu e executou a etapa anterior, o seu canal agora tem maiores chances de ser recomentado pelo YouTube.
Mas você pode ir além!
Otimize a descrição do seu canal e seja indicado pelo YouTube.
Infelizmente, a maioria das pessoas não utilizam este espaço para ser mais encontrado ou para conseguir mais inscritos. Mas isso é totalmente possível.
E para isso, basta você seguir as melhores práticas escritas abaixo.
A descrição do seu canal (ou página “sobre”) é um local onde você escreve um breve resumo do tipo de conteúdo do que você publica.
Nesta parte, você deve ficar atento as primeiras palavras.
Como você pode ver na imagem acima, uma prévia da sua descrição aparece nos resultados de pesquisa.
Então você deve aproveitar este espaço para ser direto e explicar sobre o que seu canal é.
Mas para o YouTube recomendar o seu canal você deve dar um passo adiante.
E na nas primeiras palavras da descrição você deve adicionar também as palavras-chave que direcionam aos assuntos dos vídeos do seu canal.
Veja ver um exemplo real.
Ao fazer uma pesquisa por “maquiagem” no YouTube eu me deparei com o seguinte resultado:
Você pode perceber que nas primeiras palavras da descrição do canal da Mari, ela inseriu uma palavra chave na qual ela deseja que os espectadores encontrem o seu canal.
Portanto, ao fazer a pesquisa, o canal dela e de alguns outros que também continham a palavra-chave “maquiagem” foram indicados pelo YouTube.
Portanto, se a sua descrição não estiver otimizada para as buscas, está na hora de você adicionar as palavras-chave na mesma.
Espero que este post tenha te mostrado como fazer o seu canal no YouTube.
Mas agora, eu gostaria de ouvir de você:
Qual a melhor dica que você encontrou neste post?
Ou talvez você tenha uma pergunta.
De qualquer forma, deixe-me saber deixando um rápido comentário abaixo.
Estarei atento para pessoalmente responder aos comentários e perguntas que vierem.